O cantor Justin Bieber está empenhado em ficar no topo das paradas de sucesso com seu novo single, “Yummy”, e o canadense parece não medir esforços para alcançar este objetivo. Depois de reclamar nas redes sociais quando a música caiu para o segundo lugar no iTunes, Bieber usou mais uma vez a plataforma, mas, agora, para ensinar aos fãs como burlar a contagem de streamings, que podem render a ele o primeiro lugar nos charts.

Em publicações que foram apagadas logo em seguida no seu Instagram, o cantor canadense exibiu uma arte com dicas de “como manter Yummy em #1”. Ele pediu aos fãs, por exemplo, para criar playlists com o single, no Spotify, deixando a lista no modo “repeat”. Ele disse ainda para que a pessoa toque sua música mesmo quando estiver dormindo. “Não deixe no mudo! Ouça com um volume baixo. Deixe tocar enquanto você dorme”, apelou.

Em arte publicada no Instagram, Bieber ensinou como manter sua música, Yummy, em #1 nas paradas (Imagem: Reprodução)

O jovem cantor ainda deu dicas também para que seus fãs que não são dos Estados Unidos baixassem um aplicativo chamado VPN, que se conecta a um servidor e cria uma rede especial para “mascarar” as credenciais do usuário, podendo, assim, alterar a localização para os EUA. “Se você não é dos EUA, pode fazer o download de um aplicativo VPN. Defina o VPN para nós e crie uma conta Spotify”. Este artifício é polêmico porque acaba “burlando” as regras das plataformas, já que dá a entender que o usuário está ouvindo uma música em outro país.

Bieber também explicou como os fãs deveriam utilizar o iTunes e o YouTube de maneira a contar mais vendas e visualizações para sua canção.

Cantor canadense também deu dicas de como usar as plataformas iTunes e YouTube em seu favor (Imagem: Reprodução)

A atitude do cantor não pegou bem nas redes sociais e os fãs de k-pop foram os primeiros a repercutir a trapaça do artista. No Twitter, eles chegaram a subir a hashtag “justinbieberisoverparty”, pedindo o “cancelamento” de Bieber, espécie de punição utilizada nas redes sociais quando uma celebridade  faz algo considerado controverso, ofensivo ou preconceituoso. Nas publicações, o canadense também recebeu críticas. “Com isso, vai perdendo todo o respeito da indústria”, criticou um internauta.