Já imaginou passear pela Estação Espacial Internacional (ISS)? Melhor ainda, sem precisar pagar mais de US$ 70 milhões em uma passagem na espaçonave russa Soyuz? Isso será possível graças a uma nova experiência de realidade virtual que a NASA está desenvolvendo. Claro, não é a mesma coisa que estar de fato dentro da ISS e experimentar a microgravidade, mas a experiência promete ser bem imersiva.

O projeto se chama “Space Explorers: The ISS Experience” e foi criado com uma câmera de 360 graus, levada à ISS para que os astronautas a bordo pudessem filmar tudo e mostrar como é a vida a 400 quilômetros acima da superfície da Terra. A câmera foi lançada ao espaço na 16ª missão de serviços de reabastecimento realizada pela SpaceX em dezembro de 2018.

Desde então, a equipe da estação já capturou momentos que vão desde suas refeições até experimentos científicos, incluindo o cultivo de vegetais no espaço e testes de robôs flutuantes chamados SPHERES. “Nosso foco foi pensar e encontrar experimentos científicos que, quando você os vê, está imerso neles”, disse Félix Lajeunesse, co-fundador e diretor criativo da Felix e Paul Studios, empresa que desenvolveu a câmera 360º.

As filmagens na ISS ainda estão em andamento, e o próximo desafio será capturar uma caminhada espacial. A data de lançamento do projeto ainda não foi anunciada.