Agora, já existe um curso técnico para quem quer aprender sobre inteligência artificial no Brasil. O colégio FECAP lançou um curso voltado ao ensino médio em que alunos podem aprender a criar sistemas que simulem uma inteligência similar à humana para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de bancos de dados.

“O curso Visa apresentar ao aluno a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações”, afirma a professora Evelyn Cid, coordenadora do Ensino Técnico do Colégio FECAP.

O grupo já usou conhecimentos técnicos de aulas de jogos digitais para criar este novo curso. Com isso, é esperado que eles ganhem bases de programação de alto nível, modelo neural, curva de dados, ampliação de conhecimentos fundamentais para Big Data e sistema de reconhecimento de voz.

Como curso técnico, o aluno pode fazê-lo concomitante ao ensino médio e recebe diploma também desta outra modalidade no fim. A primeira turma se inicia em 2020.

Segundo levantamento da IBM, a expectativa é de que haja crescimento de 120 milhões de vagas de emprego em todo mundo nos próximos três anos por conta de inteligência artificial.