A empresa Boston Dynamics lançou, nesta terça-feira, um novo vídeo promocional mostrando o cão-robô Spot.

O vídeo exibe toda a capacidade e habilidades de Spot. O cão-robô anda a uma velocidade de 1,6 metro por segundo e tem autonomia de 90 minutos mas, se a bateria acabar, é só trocar por uma carregada. É equipado com uma câmera com alcance de 360 graus, para evitar obstáculos, e é capaz de andar em terrenos acidentados e carregar até 14 quilos em suas “costas”.

Caso o robô perca o equilíbrio e caia, é capaz de se levantar sozinho. Spot consegue operar em temperaturas que vão de -20ºC a 45ºC, é à prova de água e protegido contra poeira.

Mas Spot não foi criado para fazer companhia e atuar como um bicho de estimação. Segundo a fabricante, os consumidores que já adquiriram seu exemplar o estão testando para monitorar obras, fazer inspeção remota de instalações de gás, óleo e energia e na área de segurança pública.

A Boston Dynamics não divulga o preço do cão-robô. Os interessados devem preencher um formulário no site da empresa. Segundo a empresa, a aquisição do robô funciona em um esquema de arrendamento, e o valor vai depender da quantidade de unidades e do período de arrendamento, mas declarou que um Spot custa “menos do que um carro”.