© O robô humanoide Skybot F-850, da Agência Espacial Federal Russa / Foto: Divulgação

A Rússia anunciou que vai aposentar o robô Skybot F-850, apelidado de “Fedor” (Final Experimental Demonstration Object Research, ou Demonstração Experimental Final de Objeto de Pesquisa), das missões espaciais na Estação Espacial Internacional (ISS).

Fedor havia sido enviado à ISS em agosto para realizar várias tarefas junto aos astronautas na estação e passar por testes. A ideia era que, futuramente, ele pudesse realizar trabalhos perigosos.

Segundo Yevgeny Dudorov, porta-voz da Androidnaya Tekhnika, uma das empresas que construiu Fedor, ele cumpriu sua missão e não voltará mais para a ISS. Dudorov disse à agência estatal de notícias RIA Novosti que o robô não é capaz de substituir astronautas nas arriscadas caminhadas espaciais.

Segundo a agência AFP, o design do robô apresentou alguns obstáculos para suas tarefas no espaço. A altura de 1,80 e as longas pernas não foram úteis para as caminhadas espaciais e ele não foi programado para segurar os corrimãos pra se mover na microgravidade.

A agência espacial russa declarou que o substituto de Fedor está sendo desenvolvido e que ele não será tão humanoide quanto seu antecessor.