Bem preservada e com uma natureza exuberante, a Praia da Baleia fica no município de São Sebastião, em São Paulo. Essa ampla faixa de areia é perfeita para famílias que buscam dias de paz e sossego em um cenário paradisíaco, mas também faz sucesso entre os praticantes de esportes como surfe e stand up paddle.

A seguir, vamos descobrir o que fazer por lá, além das melhores opções de hospedagem e restaurantes da região. Podemos começar?

A Praia da Baleia pertence à microrregião de Caraguatatuba, no litoral norte do estado de São Paulo. Basta seguir a BR 101 e continuar pela Estrada do Camburi para chegar até o local.

Sua distância em relação à São Paulo (capital) é de aproximadamente 160 km, sendo preciso pegar a Rodovia Mogi-Bertioga e a BR 101 para acessá-la.

A Praia da Baleia

DRI VOLTA

Entre as praias de Barra do Sahy e Camburi, você encontrará uma extensa faixa de areia com águas calmas, condomínios residenciais e casas de veraneio ideais para aproveitar com toda a família. Em frente à Praia da Baleia, há uma pequena ilha com o formato desse animal marinho (vem daí o nome recebido pelo lugar).

Sua alta temporada acontece entre dezembro e o Carnaval. Nessa época, o preço dos serviços costuma ser elevado, ao passo que não é raro encontrar engarrafamentos na região. O movimento fica menor no intervalo entre o Carnaval e o mês de abril, sendo possível desfrutar da paisagem com mais tranquilidade durante esse período. Não há muitos comércios ou agito noturno no local, portanto aproveite para descansar!

O que fazer na Praia da Baleia

O que você não pode deixar de fazer por lá? Veja a seguir!

1. Passeio de barco

JANJA GOMES

Que tal aproveitar a calmaria das águas da Praia da Baleia para fazer um relaxante passeio de barco? Trata-se de uma bela oportunidade para conhecer a ilha que deu nome ao local ou então, desbravar as belas ilhas Montão de Trigo e das Couves. Durante o percurso, é possível fazer paradas para mergulho e avistar lindos golfinhos. Vale a pena pesquisar com antecedência os valores de cada empresa que oferece o serviço!

2. Esportes náuticos

PAULA BODRA

Durante sua estadia, você certamente verá muitos praticantes de stand up paddle, surfe e flutuação com snorkel. No caso do primeiro esporte, como as ondas não são muito altas isso facilita sua prática. Já os surfistas que desejam aprender as primeiras manobras encontram escolinhas do esporte na região.

Os adeptos da flutuação com snorkel, por outro lado, aproveitam o canto esquerdo da praia para observar a diversidade marinha local, que inclui peixinhos coloridos e corais, além da flora subaquática. E então, qual dos esportes você vai preferir?

3. Trilhas

RHAUAN SANTANA

Subir o morro da Praia da Baleia é praticamente obrigatório para quem passa por lá. Isso porque o local oferece uma belíssima vista de toda a região e um pôr do sol espetacular. O morro fica no sentido Praia de Cambury, sendo ideal para relaxar e aproveitar um contato maior com a natureza.

Viu só como seus dias de descanso podem ser bem mais interessantes?

Onde ficar na Praia da Baleia

Abaixo, você verá quais são as melhores opções de hospedagem na região da Praia da Baleia!

1. Pousada Praia da Baleia – $

IARACOSTA1

A Pousada Praia da Baleia fica a 300 metros da faixa de areia, sendo composta por nove apartamentos. Para combinar com o estilo da região, lá você vai se sentir em casa, com os próprios donos do estabelecimento atendendo aos hóspedes de maneira personalizada.

Além de toda a tranquilidade do verde e dos pássaros, você terá à disposição uma piscina ao ar livre, vaga no estacionamento e salão com churrasqueira. Perfeito para dar aquela relaxada, não acha?

  • Endereço: R. Joaquim M. Macedo, 219 – Praia da Baleia.

2. Pousada Villa Camboa – $$

POUSADA VILLA CAMBOA

Esta pousada se define como “pé na areia” e está pronta para proporcionar momentos inesquecíveis à toda família em uma das regiões mais belas do litoral paulista. Localizada em Camburi, a poucos quilômetros da Praia da Baleia, oferece piscina aquecida, estacionamento com manobrista, brinquedoteca, videoteca, monitoria infantil e um café da manhã completo.

Para deixar as férias ainda mais animadas e cheias de comodidade, a pousada ainda conta com seu próprio quiosque na praia e uma escolinha de surfe. Ou seja: a diversão é garantida!

  • Endereço: Estrada do Camburi, 1113 – São Sebastião.

3. Pousada Azul Maria – $$$$$

POUSADA AZUL MARIA

A Pousada Azul Maria está localizada a cerca de um quilômetro da Praia da Baleia. Se você quer ficar perto da natureza, comer bem e desfrutar de suítes confortáveis com um toque de sofisticação, não pense duas vezes: faça sua reserva no estabelecimento!

As acomodações do piso térreo contam com jardim privativo, chuveiro balinês e banheira de hidromassagem. Já as do andar superior trazem ofurô nas varandas e jardins verticais, enquanto as mais amplas abrigam uma jacuzzi que acomoda até quatro pessoas.

  • Endereço: Av. Deble Luiza Derani, 2.156 – Praia da Baleia.

Como você viu, conforto é o que não vai faltar em sua estadia na região da Praia da Baleia, não é mesmo?

Onde comer na Praia da Baleia

E o que fazer quando a fome bater depois daquele mergulho? Confira nossas sugestões de restaurantes na Praia da Baleia!

1. Ogan

RESTAURANTE OGAN

A arquitetura de linhas retas e o paisagismo que inclui espécies da Mata Atlântica proporcionam um ambiente para lá de especial ao Ogan. O cardápio traz o melhor da gastronomia contemporânea incluindo peixes, frutos do mar, massas e carnes. Para acompanhar, você pode escolher entre as inúmeras opções da carta de vinhos e saborosas sobremesas.

Sua experiência por lá vai ficar ainda mais completa com uma seleção musical cuidadosamente escolhida. Nada mal para um almoço ou jantar!

  • Endereço: Estrada do Camburi, 1650 – Praia de Camburi.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 13h30 às 22h30; sexta e sábado, das 14h à 0h; domingo, das 13h às 21h30.

2. Tiê Sahy

TIÊSAHY

A estrutura do Tiê Sahy não deixa a desejar: há dois amplos salões (sendo um à beira da piscina), sala de espera para o restaurante, serviço de bar, opções de jogos ou leituras e lareira. Sua cozinha é contemporânea e comandada pela chef Rosana Brito, com serviço à la carte e pratos infantis.

Como entrada, experimente a robata de lula e a casquinha de camarão. Como prato principal, escolha entre as opções de massas (como a com camarões e shimeji salteados no azeite aromatizado) ou risotos (o de lagostim, queijo brie e cubos de tomate faz um sucesso enorme entre os clientes!). E para fechar, que tal um refrescante sorvete de coco com calda de gengibre?

  • Endereço: Av. Adelino Tavares, 160 – Praia Barra do Sahy.
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 13h às 22h; sexta e sábado, das 13h à 0h; domingos, das 13h às 21h.

3. Restaurante Antigas

RESTAURANTE ANTIGAS

O Restaurante Antigas está localizado em uma travessa da rua que liga Camburi a Camburizinho, a pouco mais de 1 km da Praia da Baleia. Inaugurado em 1994, o ambiente é casual e acolhedor, com um menu que vai do clássico ao contemporâneo.

Não deixe de provar o linguado ao molho de cogumelos Paris, o badejo grelhado ao molho de lulas, tomates frescos e manjericão, assim como o hambúrguer de feijão de corda sob lulas picantes. É de dar água na boca!

  • Endereço: R. Reginaldo Flávio Corrêa, 111 – Praia de Camburi.
  • Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 13h às 22h30; sexta e sábado, das 13h à 0h.

Como foi possível perceber, você vai comer muito bem nos arredores da Praia da Baleia.