Manhattan é um espetáculo nas telas de cinema e na vida real. Por lá, você pode passear no Central Park durante os dias de sol, sentir a vista ofuscada pelas luzes da Times Square, admirar os arranha-céus do alto do Empire State Building e por aí vai. A diversão é interminável.

Quer passar dias incríveis na famosa ilha de Nova York? Confira este guia completo com informações sobre os principais pontos turísticos, restaurantes e hotéis, além de curiosidades e belíssimas imagens.

A cidade de Nova York fica localizada no Nordeste dos Estados Unidos e conta com cinco distritos. Manhattan está situada na região central, enquanto Bronx fica no norte, Brooklyn e Queens ao leste e a ilha de Staten no trecho sul.

Ainda que seja o menor em extensão territorial, Manhattan é o distrito mais povoado da cidade, com 1.6 milhões de habitantes.

Manhattan é uma cidade?

Resposta objetiva: Não, não é. Por ser tão famosa no imaginário popular, principalmente em razão dos pontos turísticos que aparecem em centenas de filmes e comerciais, há muita gente que pensa que Nova York é basicamente Manhattan. Contudo, como foi visto, há outros distritos que compõem a cidade.

Vale ressaltar que há uma cidade situada no estado do Kansas chamada Manhattan, mas aí já assunto para outro texto, certo?

O que fazer em Manhattan

Manhattam pode não ser uma cidade, mas tem mais atrações turísticas que muitas capitais importantes pelo mundo. Veja o que fazer para se divertir durante o dia, tarde e noite na região mais efervescente de Nova York.

1. Central Park

O Central Park é o parque urbano mais famoso do mundo e parada obrigatória para todo viajante que ama áreas verdes. Inaugurado em 1858, o atrativo recebe mais de 30 milhões de visitantes todos os anos e conta com incríveis 340 hectares.

É uma boa aproveitar os dias ensolarados para fazer passeios a pé ou de bicicleta entre a vegetação, visitar o zoológico e apreciar a beleza dos lagos artificiais, dos bosque e cascatas. Quer saber? O pulmão de Manhattan é ainda mais bonito do que nos filmes.

  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 6h à 1h.
  • Valor de entrada: gratuita, mas a entrada do zoológico é paga.

2. Estátua da Liberdade

RAÚL CASTELL

O principal monumento dos Estados Unidos foi um presente dado pelos franceses na comemoração do centenário da independência americana, em 1886. Com quase 100 metros de altura, a estátua simboliza as oportunidades e liberdades oferecida pela América a diferentes povos.

Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, a estrutura pode ser vista de diferentes pontos de Nova York e fica localizada na Liberty Island. Não deixe de pegar uma balsa e conferir de perto este imponente símbolo e, é claro, tirar muitas fotos.

  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 8h30 às 16h.
  • Valor de entrada: U$ 5 para crianças entre 4 e 12 anos, U$ 12 para quem tiver mais de 13 anos e U$ 10 para visitantes acima de 62 anos.

3. Brooklyn Bridge

SOUTHERN SKY AVIATION

A Brooklyn Bridge liga Manhattan ao charmosíssimo distrito do Brooklyn e é muito querida por novaiorquinos e turistas. Inaugurada em 1883, a estrutura tem 1825 metros de extensão e oferece espaço para a travessia de ciclistas e pedestres.

Além de contemplar a suntuosa arquitetura, cada viajante terá a oportunidade de observar diferentes pontos de Nova York por uma perspectiva única. Dica: caso seja possível, organize-se para fazer este passeio no fim da tarde e observe o esplêndido pôr do sol.

4. Empire State Building

ISTOCK

Destacado por muito tempo como o prédio mais alto do mundo, o Empire State Building tem 381 metros de altura e é um ponto turístico marcante na cultura pop. Só para ter uma ideia, o gorila gigante King Kong e o Homem Aranha já escalaram as paredes do arranha-céu que tem 102 andares.

No observatório do prédio – localizado no 86º andar – há uma área livre para os turistas observaram a selva de pedras novaiorquina pelo melhor ângulo possível. E no 102º também existe um ponto de observação (top deck), mas como este é cercado por vidro, as fotos vão ficar mais bonitas se tiradas do primeiro.

  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 8h às 2h.
  • Valor de entrada: custa U$ 29 e U$ 46 para ter acesso ao top deck.

5. Rockfeller Center

SIMONA_ALECCI

O Rockfeller Center é uma área empresarial de Manhattan cheia de prédios, restaurantes, espaços de lazer e lojas de grife. Bons atrativos na região: os estúdios da NBC (importante rede de TV dos Estados Unidos), uma incrível pista de patinação no gelo que sempre enche no inverno e as mais belas decorações natalinas da cidade.

6. Metropolitan Museum of Art

ARTISTS OF THE MET

Inaugurado em 1870, o MET – como é chamado informalmente – conta com obras de arte de distintas características e momentos da história. Nas galerias, o visitante poderá admirar peças assinadas por Gauguin, Rembrandt, El Greco, Van Gogh e outros nomes importantes.

Nos dois espaçosos andares também há representações da arte grega, egípcia, romana, da Ásia, Oriente Médio e, evidentemente, dos Estados Unidos. Não há exagero quando dizem que o Metropolitan Museum of Art está no grupo dos melhores museus do mundo. Visite e comprove.

  • Endereço: 1000 5th Ave New York, NY 10028.
  • Horário de funcionamento: abre de domingo a quinta das 10h às 17h30 e sexta e sábado das 10h às 21h.
  • Valor de entrada: U$ 25 para adultos, U$ 17 para idosos, U$ 12 para estudantes e grátis para crianças menores de 12 anos.

7. Times Square

SAMANTHA GOFFIN

Não dá para ir a Nova York sem passear à noite pelo encontro da Broadway com a 7ª Avenida e curtir a animação da Times Square. A região que contempla as lojas mais populares do planeta e diversos restaurantes, é conhecidíssima pelos seus letreiros luminosos gigantes.

Vai ser um privilégio bater perna por mais um símbolo da imponência econômica e cultural dos Estados Unidos. Faça registros com o celular, assista a apresentações de artistas de rua e sinta-se nas locações dos seus filmes favoritos. Imperdível!

8. Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro

TAYLOR TIPPETT

O Memorial e o Museu Nacional do 11 de Setembro são dois espaços criados em memória das vítimas do atentado de 11 de Setembro de 2001. O memorial conta com duas piscinas quadradas – cujas bordas são preenchidas com o nome das 2977 vítimas – cachoeiras internas e uma linda floresta de carvalho branco.

O Museu fica a 20 metros abaixo do nível da rua e possui peças estilhaçadas do WTC original, gravações de sobreviventes, fotos de vítimas e muitas outras marcas daquele dia trágico que o mundo jamais irá esquecer.

  • Endereço: 180 Greenwich St, New York, NY 10007.
  • Horário de funcionamento: o Memorial abre todos os dias das 7h30 às 21h e o museu abre de domingo a quinta das 9h às 20h e sexta e sábado das 9h às 21h.
  • Valor de entrada: Memorial – gratuita / Museu – U$ 39 (ingresso + tour).

9. Broadway

ALESSANDRO TOSI

  • Endereço: 1 Madison Ave, New York, NY 10010.
  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 6h às 23h.

11. Estação Grand Central

GRAND CENTRAL TERMINAL

Deu para perceber que tudo em Manhattan é grandioso, né? Então, prepare-se para se impressionar mais uma vez com o Grand Central Terminal: a maior estação ferroviária do mundo. Inaugurado em 1913, o terminal tem 44 plataformas e é decorado com belas esculturas e pinturas na área externa e interna.

Contando com uma Apple Store e outras lojas de diversas marcas, o espaço possui mais de 30 restaurantes e lanchonetes. Com certeza este não será um mero ponto de embarque e desembarque entre um bairro e outro de Nova York.

  • Endereço: 89 E 42nd St, New York, NY 10017.